Home » Blog » Solenidade marca inicio de campanha por mulheres na política


Nesta sexta-feira participei, na Assembleia Legislativa do Pará, como representante do presidente da casa, deputado Márcio Miranda, do lançamento da Campanha Mulheres na Política, que tem à frente a deputada federal Elcione Barbalho.

É fundamental reconhecermos que a representatividade de gênero na política brasileira não corresponde ao peso populacional, social, eleitoral e econômico da mulher na vida brasileira. Um exemplo é o parlamento estadual,  de 41 cadeiras, com apenas três ocupadas por deputadas.

Se olharmos a representatividade, em geral, nos parlamentos, essa representatividade é também muito incipiente. De onde vem isto? Vem primeiro de uma cultura que atravessa a vida nacional, uma cultura fundada no machismo, no patriarcado, numa visão de que mulher tem seu papel social, mas de nunca estar na política.

A mulher chegou a conquistar o seu direito na política com muita luta. Eu quero saudar esta campanha e esperar que ela signifique um impulso, primeiro para que esta casa aprove o projeto de minha autoria, que pede a criação da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa, que não existe.

Em meu discurso, tambem alertei para o momento grave que o país assiste estarrecido a violência contra a mulher, se agoniza de uma forma extremamente grave, com notícias de estupros coletivos ocorrendo no Brasil.

Aqui no Pará, recentemente, um estupro coletivo foi cometido em Juruti. Recentemente, alunas de escolas públicas foram assediadas e violentadas por professores, em Acará e outros municípios. Só este ano, cerca de trinta mulheres foram assassinadas violentamente no Pará.

O número de casos de violência contra a mulher no Pará tem crescido assustadoramente e não há punição para os agressores, para os covardes que usam da violência para perpetuar todo tipo de agressão contra a mulher. Apoio a campanha, por se tratar de uma reforma que o Brasil, de fato, precisa.

Cadastre seu email em nossa Newsletter e receba nossas notícias.

 
© Copyright 2017 Bordalo - Todos os direitos reservados.