Home » Blog » Parlamentar apoia projeto de rota turística para Capanema


O deputado estadual Carlos Bordalo (PT) recebeu, nesta quinta-feira (13), o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração de Capanema, Marcelo Rimes Acacio, para uma reunião sobre o projeto “Rota Turística dos Campos: Capanema – Tauari – Mirasselvas”, que irá percorrer a região centro-leste do município de Capanema, acompanhando o traçado da antiga Estrada de Ferro de Bragança, com o objetivo de reabilitar e divulgar antigas formas de se viver na região, estimulando o turismo e a geração de renda. O parlamentar se comprometeu a apoiar o projeto, que deverá ser realizado a partir do próximo ano.

De acordo com o secretário Marcelo Acacio, a região constitui em importante área agropecuária marcada pela presença de pequenos agricultores, o que retoma o cenário dos antigos colonos chegados no início do século XX. “Pretendemos renovar o traçado e operar um veículo rodoviário adaptado articulado, cujo desenho evoca as composições da antiga estrada de ferro. Vamos favorecer o acesso a atrações turísticas naturais ou construídas na região, permitindo o conhecimento e a contemplação dos cenários e a geração de trabalho e renda para a população local, hoje estimada em mais de oito mil pessoas”, diz ele.

Com o declínio da agricultura e o fim da ferrovia, iniciou-se um período de estagnação econômica na região, que perdura até os dias atuais. “Precisamos de soluções para fixar a população e, além disso, combater a degradação acelerada dos recursos territoriais, inclusive paisagísticos, a pobreza e a vulnerabilidade social”, defende o secretário.  

Estimado em R$ 3 milhões, o projeto “Rota Turística dos Campos: Capanema – Tauari – Mirasselvas” compreende um trecho que reúne 18 povoados e duas vilas (sedes dos distritos de Tauari e Mirasselvas) e contém, ainda preservados, edificações de interesse histórico e artístico, inclusive duas estações ferroviárias, caixas d’água ferroviárias e edifícios administrativos pertencentes à Estrada de Ferro de Bragança. Também estiveram na reunião o diretor de Projetos Estratégicos de Capanema, Jairo Fernandes, o pesquisador José Leôncio Siqueira e o diretor de Turismo Ruy Vasconcelos. 

Cadastre seu email em nossa Newsletter e receba nossas notícias.

 
© Copyright 2017 Bordalo - Todos os direitos reservados.