Home » Blog » Filme vai recontar trajetória do deputado João Batista


A trajetória do ex-deputado e advogado João Carlos Batista, assassinado em 6 de dezembro de 1988, em Belém, será contada nos cinemas. O documentário “João Batista, o Combatente do Povo”, do cineasta João de Castro, está em fase de pré-produção. O filme recebeu apoio da Assembleia Legislativa do Pará, por meio do deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, que articulou a conformação de uma emenda compartilhada, angariando apoio de 27 deputados estaduais e somando um total de R$ 540 mil em recursos, que serão destinados ao filme por meio de emenda parlamentar destinada à Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Batista era advogado de trabalhadores rurais sem-terra e foi o único parlamentar em pleno exercício de seu mandato assassinado após o fim da ditadura, executado por pistoleiros a serviço de latifundiários.

O filme será baseado no livro de Pedro César Batista, irmão de João Batista, intitulado “João Batista: Mártir na Luta pela Reforma Agrária”, que mostra a ocupação da Amazônia na década de 1980, a partir da construção da rodovia Belém-Brasília, no período da ditadura militar. Um cenário de desmatamento, violência contra trabalhadores rurais e impunidade de latifundiários mandantes de crimes. É nesse universo que o filme contará a trajetória do deputado, seu assassinato e de outras lideranças que também foram mortas. O documentário terá diversas cenas reconstituídas, com destaque para o velório de João Batista, com cerca de 500 figurantes. Segundo o diretor, um ator global estrelará o papel do deputado.  

“João Batista, o Combatente do Povo” é um projeto da produtora “Trupe do Filme” e possui orçamento de R$ 3,1 milhões, aprovado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Desse total, já foram arrecadados cerca de 50%. De acordo com o diretor João de Castro, que possui mais de 30 anos de experiência em audiovisual político, as filmagens devem ser iniciadas em agosto. Para participar do projeto, acesse o site www.joaobatistaofilme.com.br.

 

Cadastre seu email em nossa Newsletter e receba nossas notícias.

 
© Copyright 2017 Bordalo - Todos os direitos reservados.