Home » Blog » Alepa realiza homenagem ao Instituto Evandro Chagas


A Assembleia Legislativa do Pará vai realizar na próxima segunda-feira, dia 20, às 10h, uma sessão solene em homenagem aos 80 anos do Instituto Evandro Chagas. A sessão foi requerida pelo deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, como forma de reconhecimento à notável atuação e dedicação da instituição à saúde pública e pesquisa biomédica, sendo a única instituição desse porte instalada na Amazônia.

“As ações desenvolvidas pelo Instituto Evandro Chagas refletem as grandes conquistas obtidas para a saúde pública no Brasil, como o isolamento e caracterização de mais de 210 tipos diferentes de arbovírus, um recorde mundial, que deu à instituição referência nacional e internacional”, diz o deputado.

Vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS), o Instituto Evandro Chagas atua nas áreas de pesquisas biomédicas e na prestação de serviços em saúde pública. Sua área de atuação está relacionada às investigações e pesquisas nas áreas de Ciências Biológicas, Meio Ambiente e Medicina Tropical. Há 80 anos atuando em defesa da qualidade de vida da população brasileira, o IEC tem se notabilizado por inúmeras descobertas, o que o torna referência mundial como centro de excelência em pesquisas científicas.

O IEC é a única instituição brasileira que integra o Comitê Assessor para Zika da Organização Mundial da Saúde (OMS) e possui expertise de estudo em diversas arboviroses, bem como é Centro Colaborador da OMS para Investigação e Adestramento em Arboviroses. Também é integrante do Comitê Assessor da OMS para febre amarela e de vacina para dengue e outros flavivírus e do Regulamento Sanitário Internacional, além de participar da Rede de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) para Febres Hemorrágicas Virais, onde se estuda doenças como dengue, febre amarela, zika, chikungunya, entre outros.

Além disso, é Centro Nacional da OMS para Influenza; Laboratório de Referência Internacional para Leishmaniose; Centro de Referência Nacional para Dengue, Febre Amarela, Nilo Ocidental, Outros Arbovírus, Gripe, Herpes, Hepatites, Rotavírus, Vírus Ebola e Papilomavírus; Laboratório Macro-Regional para AIDS, Tuberculose e Poliomielite; Laboratório de Referência Regional para Influenza, Sarampo, Enterobactérias, Cólera e Malária. 

Cadastre seu email em nossa Newsletter e receba nossas notícias.

 
© Copyright 2017 Bordalo - Todos os direitos reservados.