Home » Blog » Comissão de Direitos Humanos realiza audiência pública sobre alagamentos em Belém


A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor (CDHDC) da Assembleia Legislativa do Pará realiza nesta sexta-feira, dia 17, às 9h, no auditório João Batista, uma audiência pública sobre os alagamentos em Belém. Representantes das gestões estadual e municipal devem participar do evento, além de entidades como Defensoria Pública do Estado do Pará, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB seção Pará), Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, assim como lideranças comunitárias.

Durante a audiência, serão debatidos problemas crônicos da capital paraense gerados pela má gestão dos projetos de macrodrenagem e pela má administração municipal. Boa parte da população sofre com os constantes alagamentos que ocorrem devido à falta de manutenção e limpeza dos canais, galerias e bocas de lobo, causando prejuízos e problemas de saúde aos moradores.  

A Bacia do Tucunduba, por exemplo, é a maior bacia urbana da cidade de Belém e abrange os bairros do Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco, onde a população sofre com os constantes alagamentos. A obra foi iniciada em 1993 e até hoje não foi entregue. Segundo Joelma Ferreira, líder comunitária, cerca de 500 famílias esperam o remanejamento para o Conjunto Liberdade, projeto criado na gestão de Ana Júlia Carepa (PT) e não concluído pelos governos posteriores. Os moradores reivindicam audiência com o Governo do Estado, revisão da concepção do projeto, eleição imediata para a Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO) com participação popular, entrega imediata do Conjunto Liberdade, construção do Conjunto Habitacional do Curtume, aprovação da licitação para o início da segunda etapa da obra (da Rua dos Mundurucus até a Celso Malcher) e elaboração de um plano emergencial para amenizar os alagamentos diários.    

A Bacia do Una, embora anunciada como projeto concluído, continua causando transtornos às comunidades do entorno, que reivindicam reforma urbana e políticas de planejamento que envolvam educação ambiental.

 

 

Cadastre seu email em nossa Newsletter e receba nossas notícias.

 
© Copyright 2017 Bordalo - Todos os direitos reservados.